- Área: 612 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Michael Nicholson
-
Fabricantes: Brodware, Focus, PREFA, Victoria & Albert
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa, projetada pelo Atelier Andy Carson, é um santuário em meio a seu entorno geograficamente hostil na costa de Werri Beach, New South Wales. Campos verdes ocupados com vacas marcam um dos lados desta propriedade de 150 acres, enquanto o outro é caracterizado por penhascos costeiros e escarpas com vistas para o oceano.
A casa é conformada por três pavilhões envoltos em torno de um pátio protegido. O projeto foi inspirado na paisagem do entorno.
Tendo como plano de fundo vistas de uma paisagem singular, era de se esperar que o projeto respeitasse e valorizasse sua localização. Para tanto, ao invés de fornecer sempre as mesmas vistas com janelas de piso a teto, de parede em parede, o projeto cria vistas emolduradas da paisagem. Ao mesmo tempo, uma sala especial para observar tempestades formadas no oceano faz um tributo a natureza.
Os clientes, Beau Nelson e seu marido Jeff Simpson determinaram suas necessidades deixando claro sua forma de viver. Próximos a arquitetura graças a família de Beau - uma vez que ela é filha de patronos das artes, Judith e Kerr Neilson - o casal pediu por uma residência elegante e confortável em todas as condições, além de uma casa de hóspedes para as visitas.
A casa de hóspedes é inspirada em um galpão de fazenda, com uma planta simples, porém atenta a detalhes. Dois decks formam eixos que se cruzam e levam até a casa no norte e no sul, fornecendo oportunidade de acompanhar o sol ou se refugiar dos ventos fortes. Os arquitetos e os construtores se juntaram com um engenheiro local para criar uma fachada operacional. Dessa forma, painéis de cobre cobrem a fachada oeste, e podem ser adaptadas, a partir de um sistema de cilindros hidráulicos, em diferentes ângulos, podendo estar totalmente abertas para a luz e vistas. Os ocupantes do projeto são tratados com um espetáculo sensorial quando o sol poente penetra profundamente no espaço de estar.
Os visitantes são convidados a se acalmarem na chegada uma vez que a casa é acessada somente a pé.
Os argumentos de sustentabilidade do projeto incluem o uso de água da chuva recolhida na cobertura e também o tratamento de esgotos no próprio sítio.